Fundação Ilídio Pinho premiou, na passada sexta-feira, dia 30 de junho, com uma menção honrosa e um prémio de 3 mil euros um projeto desenvolvido por alunos do Curso de Eletrónica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM), no âmbito do Prémio Ciência na Escola.
 
Chama-se Clean Cutlery e trata-se de um equipamento que separa e esteriliza talheres. A esterilização é individual de forma a evitar que bactérias alimentares possam permanecer nos talheres, após a sua utilização e lavagem.
 
O processo de esterilização tem um tempo definido e, no final da temporização (período entre a esterilização e a saída dos talheres), a base que suporta os talheres abre para que os mesmos caiam para uma base e, de seguida, para o processo de embalamento. O embalamento dos talheres também é outra das funcionalidades.

Duarte Bernardo, diretor-geral da EPSM, que esteve presente no concurso, disse que "foi com grande orgulho e satisfação que recebeu esta notícia. "Saúdo com elevação o trabalho desenvolvido pelos nossos alunos e professores", referiu o responsável. "São momento destes que também nos fazem acreditar que vale a pela apostar na educação dos nossos jovens".

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gostou do projeto da EPSM e disse aos alunos e professores "Vocês fazem um bom trabalho!"

Obrigado, Presidente!