A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) foi, no passado dia 11 de julho, a grande vencedora da edição de 2017 do AptiPro, o Concurso de Protótipos Tecnológicos, que decorreu no Instituto Profissional da Bairrada, em Oliveira do Bairro.

A iniciativa surgiu, uma vez mais, como forma de divulgação da qualidade da formação adquirida pelos alunos dos cursos profissionais que desenvolvem projetos na área da eletrotecnia.

Além de ter arrecadado o prémio “Escola Preferida”, com o projeto Green Food Balance, a EPSM consegui o 1.º lugar a nível nacional.

O Green Food Balance tem como objetivo apresentar uma solução viável para um problema global, viabilizando a transformação dos mais diversos produtos hortofrutícolas em ração para herbívoros e omnívoros. Para além deste reaproveitamento, o excedente da matéria prima para a ração será utilizado como fertilizante orgânico.

A mais valia do projeto foi confirmada através do contacto com o tecido empresarial, mais especificamente com as empresas do grupo ETSA, e através da apreciação do Secretário de Estado do Ambiente, em apresentação pública do projeto, no dia 2 de junho de 2017.

O CLEAN CUTLERY NA FINAL NACIONAL

Clean Cutlery, o vencedor do concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, foi também um dos projetos finalistas no AptiPro 2017. 

O Clean Cutlery consiste na conceção de um equipamento que separa e esteriliza talheres. Este projeto contém equipamentos próprios para a esterilização dos talheres que passará, de imediato, para o processo de selagem, com o intuito de não haver contacto com os mesmos. 

O Clean Cutlery assenta num conjunto de preocupações de higiene e de prevenção na saúde pública em locais que, devido à sua atividade, são propensos à propagação de várias doenças contagiosas em geral ou com incidência sazonal como gripes e constipações.

“Os resultados alcançados pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos são consequência do esforço e do trabalho de uma equipa de bons alunos e professores, cujo energia e dedicação alcançam, nestes momentos, o reconhecimento de várias entidades competentes", referiu o diretor-geral da EPSM. Duarte Bernardo lembrou também que “este tem sido um ano cheio de prémios para a Escola Profissional de Salvaterra de Magos”.

Já Sílvia Fernandes, diretora pedagógica da escola, que acompanhou a comitiva a Oliveira do Bairro, adiantou que “é para mim e para toda a comunidade educativa um momento de grande felicidade, porque prova que estamos no caminho certo”. Garantiu também que “estão a ser ultimadas várias candidaturas a projetos e concursos, dos diferentes cursos da escola, para apresentar no próximo ano letivo”.