Projeto Erasmus+ KA2

GLAD - Gastronomy, Languages, Art and Discovery

GLAD – Gastronomia, Línguas, Arte e Descoberta

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Duração: 01-09-2019 – 31-08-2021

A gastronomia europeia, assim como o património cultural a que pertence, é um tópico complexo e transversal a muitos campos. Tem raízes geológicas e históricas em territórios específicos, ajuda a definir uma nação, contribui para o desenvolvimento económico de uma região e é motivo de criações artísticas. Portanto, esta é uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar das principais disciplinas das escolas de restauração envolvidas.

O projeto GLAD junta seis escolas de restauração com estruturas, alunos, currículos e objetivos semelhantes. Todas as escolas, se não todos os professores, têm alguma experiência em projetos Erasmus+ e internacionais e este projeto em particular faz parte do Plano de Desenvolvimento Europeu de cada escola e da sua estratégia de internacionalização.

Todos partilhamos dos mesmos compromissos: preparar os alunos para o mercado de trabalho, ampliar os seus horizontes, adicionar uma dimensão europeia às suas vidas pessoais e profissionais. Queremos ajudá-los a melhorar as suas competências profissionais, analíticas, linguísticas, informáticas, culturais e sociais, porque isso ajudá-los-á a entrar no mercado de trabalho e a tornarem-se cidadãos plenos. Como todas as escolas são profissionais, a aprendizagem baseada no trabalho será a principal abordagem de aprendizagem, mas também abordaremos a gastronomia em outras dimensões / áreas disciplinares: História, Geografia, Economia, Artes, Idiomas. Os alunos terão uma melhor visão da cultura gastronómica de seu país e aprenderão com os colegas sobre outras gastronomias. Utilizarão o inglês para comunicar com os colegas europeus e desenvolverão autoconfiança e autonomia.

O projeto incluirá todos os departamentos de restauração em cada escola, mesmo que nem todos os alunos possam participar nas mobilidades internacionais. Cerca de 150 a 200 alunos de 15 a 19 anos participarão ativamente das tarefas que serão definidas ao longo do projeto de dois anos e cerca de 70 deles, com algum tipo de dificuldade, enfrentando obstáculos sociais, económicos ou diferenças culturais. Superar a exclusão é uma das nossas prioridades e esperamos que, trabalhando com competências essenciais e soft skills, consigamos conduzir os alunos que têm menos oportunidades, melhorando sua capacidade de interagir na sociedade e sua empregabilidade. O projeto implicará uma grande variedade de atividades e usará muitas ferramentas digitais, incluindo o eTwinning e o Twinspace, para maximizar o número de participantes. Alunos de outros departamentos também participarão quando a escola for anfitriã de encontros internacionais.

Durante todo o projeto, os alunos terão que realizar tarefas comuns, relacionadas com o desenvolvimento de uma ementa. Produzirão receitas, apresentações, análises que serão incluídas num livro de receitas, a ser editado no final do projeto. Todas as produções também estarão disponíveis no Twinspace e na Plataforma de Resultados do Projeto Erasmus+. Também serão organizadas mobilidades em cada escola e os programas incluirão sempre um horário especial para os alunos trabalharem juntos no restaurante ou na cozinha.Os participantes visitarão produtores locais de alimentos e vinhos (para enfatizar os vínculos com a economia do território), restaurantes ou hotéis (com objetivos profissionais), museus ou locais de interesse para ver a ligação entre gastronomia e outras áreas do currículo, como Artes ou História. Todas as escolas parceiras cooperaram e comunicaram com eficiência no processo de candidatura, partilhando responsabilidades de acordo com os pontos fortes e os desejos de cada escola. Os contactos por videoconferência e email ou via grupo do WhatsApp serão regulares.Planeamos um evento conjunto de formação da equipa no início do projeto, durante o qual todos partilharemos uma experiência de desenvolvimento profissional.

O projeto terá um impacto positivo no bem-estar e nas competências profissionais de alunos e professores. Contribuirá para aumentar a motivação e acreditamos possa ter um impacto positivo no clima da escola.Será criado um livro de receitas e cada escola terá cópias em papel que poderão ser usadas no futuro para criar menus europeus ou como recurso nas aulas de inglês. No Twinspace estarão disponíveis todos os materiais publicado para todos os parceiros após o final do projeto. Algumas escolas poderão decidir continuar a trabalhar juntas e a experiência adquirida neste projeto contribuirá para parcerias futuras. As atividades de divulgação garantirão que o maior número possível de alunos possa se beneficiar do projeto.Este projeto, apoiado pelo programa Erasmus+ desempenha, em última análise, um papel fundamental na realização pessoal e profissional de alunos e professores e nas estratégias de internacionalização das escolas. 

Instituições Parceiras:

Lycee Le Gue a Tresmes (França) – Coordenador

Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Portugal)

Istituto di Istruzione Secondaria Superiore Salvatore Pugliati (Itália)

Lycee Hotelier Sainte-Anne (França)

Moravska strední skola s.r.o. (República Checa)

Srednja Skola Mate Blazine Labin (Croácia)

 

Projeto Erasmus+ KA2

Be Smart in Today’s European Digital World

Ser Inteligente na Europa Digital Atual

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Duração: 01-09-2019 – 31-08-2021

Nas últimas décadas, a nossa sociedade tem vivido um período de grandes mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Este projeto tratará principalmente de muitos aspetos relacionados com os meios de comunicação digital de hoje e da maneira como eles moldam a identidade dos jovens, a sua cultura, perceções, estilo de vida e hábitos consumo. Em geral, o objetivo do projeto é permitir que os alunos compreendam, interpretem, avaliem criticamente e criem formas de comunicação digital. É dada especial atenção à comunicação digital bem-sucedida, conhecimento e competência.

O projeto faz parte de um trabalho determinado e consistente sobre o perfil europeu das escolas participantes.O principal objetivo do projeto será permitir que os alunos acedam, avaliem criticamente e criem formas de comunicação digital (literacia digital). Durante o projeto, os alunos serão sensibilizados com as influências e estratégias complexas da comunicação digital a que são submetidos e que exercem um enorme impacto na sua cultura, interações sociais e bem-estar psicológico. Além disso, ajudaremos os alunos a desconstruir as poderosas e muitas vezes enganosas mensagens da comunicação digital, especialmente em plataformas sociais como Instagram e Facebook.Um dos principais objetivos é permitir que os alunos se tornem consumidores éticos bem informados da comunicação digital e cidadãos ativos que se posicionarão sobre importantes questões globais, como o trabalho justo e a sustentabilidade. Para alcançar o objetivo comum, os alunos desenvolverão competências essenciais, sociais e de comunicação (TIC, língua estrangeira, resolução de problemas, comunicação eficaz, criatividade e pensamento crítico).

Aos professores caberá a tarefa de ajudar os alunos a visualizar várias soluções e transformar ideias em ação, além de os levar a apreciar o valor da educação e aprendizagem ao longo da vida. Portanto, serão promovidas estratégias que melhorarão a colaboração interna, a inclusão de estudantes de todas as origens, aumentando motivação e evitando absentismo e desistência.Considerando a notável importância do tema do projeto e a ampla variedade de oportunidades de aprendizagem interdisciplinar que o mesmo oferece, toda a população estudantil e o corpo docente das quatro escolas parceiras estarão envolvidos de forma significativa e consistente nas várias etapas e atividades do projeto.

Várias centenas de participantes participam ativamente no projeto colaborativo, desde o planeamento inicial, realização até à fase final, onde os resultados serão apresentados às escolas, pais dos alunos e comunidade em geral. Questionários de autoavaliação e pesquisas sobre a motivação, opiniões, envolvimento pessoal e progresso do trabalho dos alunos são realizados em diferentes fases do projeto.Para garantir que todos os prazos das atividades do projeto são cumpridos, será produzido um calendário do projeto que registrará cronologicamente todas as atividades. As quatro atividades de aprendizagem contribuirão para criar um ambiente mais interativo e envolvente e para desenvolver a colaboração e a responsabilidade dos alunos para com o sucesso do projeto. As atividades incentivarão os alunos participantes a introduzir uma abordagem mais personalizada e criativa ao tópico do projeto "literacia digital", aumentar as suas capacidades de resolução de problemas e melhorar a sua confiança. Os efeitos nas escolas parceiras e nos alunos são múltiplos.

Ao nível institucional, o perfil europeu das escolas será aprimorado, a fim de responder aos desafios atuais e futuros da Europa. A capacidade de apreciar outras culturas, praticar a tolerância e a adaptabilidade, bem como ganhar autoconfiança são aspetos cruciais para ter melhores oportunidades de emprego na vida profissional e combater a xenofobia emergente.Para medir o impacto do projeto, serão conduzidos questionários de feedback e pesquisas entre estudantes e alguns membros dos grupos-alvo (professores e famílias dos alunos), que refletem a eficácia a longo prazo, bem como as mudanças e sucessos na vida quotidiana da escola. sistematicamente. Esses indicadores de impacto fornecerão informações importantes e objetivas sobre o progresso do projeto, o nível de motivação e desempenho do aluno e sobre a mudança de perspetivas, atitudes e comportamento. Outros exemplos de indicadores de impacto do projeto serão a consistência e a qualidade das descobertas de pesquisas dos alunos, apresentações e material produzido e enviado; o material visual compartilhado (vídeos, posters, fotos, folhetos, flyers). 

Instituições Parceiras:Berufskolleg des Kreises Olpe (Alemanha) - Coordenador

Liceul Matei Basarab Craiova (Roménia)

Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Portugal)

Istituto di Istruzione Superiore Leonardo da Vinci – Fascetti (Itália)

http://www.davincifascetti.it/10581-2/

Projeto KA2 – Erasmus+

CHIC in Action: Culture and Heritage in Communication - Using Cultural Heritage in Development of Communicative Competence and Interculturality in Foreign Language Learning

Cultura e Património em Comunicação – Utilizando o Património Cultural no desenvolvimento da competência de comunicação e Interculturalidade na Aprendizagem da Língua Estrangeira.

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Duração: 01/10/2018 – 30/11/2020

De acordo com a Recomendação da UE, a comunicação em línguas estrangeiras partilha amplamente das mesmas competências de comunicação na língua materna: baseia-se na capacidade de compreender, expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opiniões, tanto na forma oral quanto na escrita. Ouvir, falar, ler e escrever numa variedade de contextos societais e culturais (em educação e formação, trabalho, casa e lazer) de acordo com os desejos ou necessidades da pessoa. A comunicação em línguas estrangeiras também exige competências como a mediação e compreensão intercultural. Isto, juntamente com a ideia de combinar métodos e cultura, é a base para os principais objetivos do projeto, que são: - melhorar as competências de ensino de línguas dos educadores/professores de adultos;

- fortalecer as competências gerais de metodologia de ensino;

- reforçar as competências de mediação em conflitos causados por diferenças culturais;

- desenvolver uma consciência da cultura e seu impacto no comportamento, especialmente na comunicação;

- melhorar as competências dos professores para trabalhar com grupos culturalmente diversos;

- obter ideias práticas sobre como aplicar diferentes estratégias de comunicação em diferentes contextos transculturais;

- definir e identificar elementos-chave da comunicação e cultura interpessoal;

- comparar e contrastar valores, crenças, perceções e estilos de comunicação das culturas;

- usar o conhecimento adquirido para desenvolver ainda mais a sensibilidade cultural;

- melhorar as competências comunicativas dos alunos, a fluência e a confiança no uso da língua;

- desenvolver pensamento crítico, reflexividade e autoavaliação;

- identificar diferentes estilos de aprendizagem e estratégias de alunos adultos e aplicar métodos e técnicas apropriados ao ensino de adultos;

- melhorar a competitividade dos formandos no mercado de trabalho e outros campos.

 

Instituições parceiras:

Ustanova za obrazovanje odraslih Dante (Croatia)

European Regional Framework For Co-Operation (Greece)

International Language School (Italy)

Valodu Mape Sia (Latvia)

Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Portugal)

Escuela Oficial De Idiomas Rio Vero (Spain)

 

Para leitura, partilha e acompanhamento do projeto pode consultar os seguintes links:
https://chic-learning.online/
https://www.facebook.com/chiclearningonline/