Escola Formação Alunos Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Contactos
Cursos Profissionais

Técnico Animador Sociocultural

Duração 3 anos
Horário Laboral
Início 01 jan 2021
Apresentação

O Animador Sociocultural é o profissional qualificado apto a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo.


O QUE FAZ?
- Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo-alvo e ao seu meio envolvente.
- Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;
- Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.
- Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária.
- Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.
- Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).
- Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.
- Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.
- Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo-alvo/indivíduo se insere.
- Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.
- Elaborar relatórios de atividades.

Requisitos

Jovens com o 9º ano de escolaridade e idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

E depois da EPSM?

Em termos de certificação profissional, a escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4. O curso confere o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permitem o normal acesso ao Ensino Superior.

Estás interessado?
Pede informações
Formação EPSM