Escola Formação Alunos Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Contactos
Atividades

EPSM conquista 2º Lugar no Prémio FAQtos

Empregador 20 set 2021
Oferta Atividades

Concurso promovido pelo promovido pelo INOV - INESC Inovação, do Instituto Superior Técnico

EPSM conquista 2º Lugar no Prémio FAQtos

Foi com o projeto HotOut que alguns alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comando conquistaram o 2º lugar do Prémio FAQtos, cuja final se realizou no dia 18 de setembro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. 

De entre as 82 candidaturas inicialmente apresentadas a nível nacional, o projeto HotOut desenvolvido pelos alunos David Silva, Duarte Barradas, Leandro Rodrigues, Tiago Barradas, supervisionado pelo professor José Carvalho e com o apoio de outros professores, conquistou o júri.  Este projeto, pensado e desenvolvido em pleno contexto de pandemia, consistiu num equipamento que permite monitorizar a temperatura à distância evitando contactos de proximidade entre profissionais de saúde e doentes e evitando também o consumo excessivo de EPI's.

De parabéns estão também os alunos Ana Fonseca, Alexandre Rosa, Bernardo Gil, Leonardo Silva e João Rato, que defenderam o projeto “InOut Counter” (sistema de controlo de entradas e saídas de pessoas dos estabelecimentos, para que se conheçam as reais disponibilidades de espaço seguro, à distância) e que ficaram entre os 10 finalistas. 

De salientar que a EPSM foi única escola do distrito de Santarém a ser apurada para a final e que, dos 3 projetos apresentados pela escola, dois deles passaram à fase final, o que é revelador da qualidade do trabalho realizado pelos alunos. 

Duarte Bernardo, Presidente da Direção da EPSM, considera que “sendo o Instituto Superior Técnico uma entidade de grande prestígio nacional e internacional, com grande ênfase em projetos de I&D, este prémio acaba por elevar o reconhecimento de um trabalho diário árduo, sério e empreendedor, preconizado pela EPSM e pela sua comunidade. Este orgulho seguramente se estende à região onde estamos inseridos e representa mais uma etapa escrita com dedos de ouro por um ensino que deve ser vocacionado, desde a sua génese, para a experimentação, criatividade e inovação”.

O Prémio FAQtos é promovido por uma equipa do INOV - INESC Inovação, no Instituto Superior Técnico e destina-se a todos os alunos do Ensino Secundário. Os participantes tiveram de apresentar um projeto sobre o tema “Aplicações das Radiofrequências”.