Escola Formação Alunos Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Contactos
Notícias

EPSM define Sustentabilidade Ambiental como prioridade para 2023

Empregador 03 jan 2023
Oferta Notícias

EPSM define Sustentabilidade Ambiental como prioridade para 2023

A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) quer ser uma escola mais sustentável e reduzir a sua pegada ecológica, estando já a preparar algumas mudanças para 2023.  

A EPSM apresentou uma candidatura a um projeto de Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços, no âmbito do PRR, e que prevê algumas intervenções nas suas instalações visando a sua sustentabilidade e a reabilitação energética. Esta candidatura contempla a instalação de sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo, a melhoria do isolamento térmico e a instalação de sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).   Em simultâneo, a escola está a promover várias ações dirigidas a colaboradores e a alunos e que visam a promoção e sensibilização para a mudança e adoção de boas práticas ambientais. De destacar que a EPSM realizou recentemente uma formação interna dirigida à comunidade escolar, na qual os colaboradores apresentaram propostas concretas para tornar a EPSM uma escola mais sustentável, reduzindo consumos energéticos e consumíveis. A aceleração da digitalização dos processos administrativos e pedagógicos, iniciada durante a pandemia, foi uma das muitas propostas apresentadas. 

Duarte Bernardo, Presidente da Direção, assume o compromisso da EPSM com a sustentabilidade e recorda que a escola tem participado ao longo dos últimos anos em vários projetos que  abordam a sustentabilidade, destacando o projeto ERASMUS+.  “No âmbito do ERAMUS+, os nossos colaboradores puderam observar as melhores práticas ambientais em alguns países, como a Finlândia, a Alemanha ou a Dinamarca. Apesar de estarmos ainda longe dessa realidade, procurámos replicar na EPSM algumas das boas práticas que observámos, dando assim o nosso contributo para que possamos utilizar os nossos recursos de uma forma mais inteligente e eficiente, reduzindo  desse  modo a nossa pegada ambiental. Estamos também a trabalhar para que alguns dos próximos projetos de Provas de Aptidão Profissional possam direcionar-se para este tema da sustentabilidade e da transformação digital, sempre em parceria com as empresas”. 

Para breve, estão já previstas diversas iniciativas que envolverão toda a comunidade escolar em torno deste objetivo comum.