escola Oferta Formativa Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Projetos Alunos
Centro Qualifica

EPSM conclui formação de Português para imigrantes

Empregador 22 mai 2025
Oferta Centro Qualifica

Cerimónia de Entrega de Diplomas na Casa do Povo de Santo Estêvão

A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) promoveu, ontem, em Santo Estêvão, uma sessão de entrega de certificados a 40 formandos que concluíram o nível A2 na formação em Português- Língua de Acolhimento (PLA).

Ao longo dos últimos seis meses, estes cidadãos oriundos do Paquistão, Nepal, Índia, Moldávia, Ucrânia e Colômbia – divididos por duas turmas começaram a aprender  português, com o objetivo de melhor se integrarem melhor na freguesia de Santo Estêvão,  onde todos vivem e trabalham.

Esta formação foi possível graças a uma estreita colaboração entre a EPSM, a Junta de Freguesia de Santo Estêvão e a Casa do Povo de Santo Estêvão, entidades que prestaram apoio logístico e cederam as instalações onde decorreram as aulas.

A cerimónia de entrega dos diplomas contou com a presença do Presidente da Junta, Nelson Norte, do representante da Direção da Casa do Povo, Daniel Ferreira, e da Coordenadora do Centro Qualifica da EPSM.
Numa intervenção breve, o Presidente da Junta felicitou o esforço que todos fizeram como um passo importante para a integração na comunidade, acrescentando que “a freguesia precisa de todos”. Também por parte da Direção da Casa do Povo foi demonstrada grande recetividade para acolher todos os que se querem integrar e trabalhar na freguesia.  No final, houve tempo para um pequeno convívio que juntou todos os participantes. 

Os certificados agora entregues correspondem ao nível A2 de proficiência em língua portuguesa – um marco significativo para estes cidadãos, uma vez que este nível é exigido para a autorização de residência permanente, estatuto de residente de longa duração e aquisição de nacionalidade portuguesa.

A EPSM está também a dinamizar formações de PLA nas Juntas de Freguesia de Muge, de Santana do Mato e na Escola Profissional de Coruche. Este projeto tem financiamento comunitário no âmbito do programa Pessoas 2030.