Escola Formação Destaques Qualifica Erasmus+ Alunos Contactos
Erasmus+

Projeto Be Smart in Today's European Digital World

Ser Inteligente na Europa Digital Atual

Nas últimas décadas, a nossa sociedade tem vivido um período de grandes mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Este projeto tratará principalmente de muitos aspetos relacionados com os meios de comunicação digital de hoje e da maneira como eles moldam a identidade dos jovens, a sua cultura, perceções, estilo de vida e hábitos consumo. Em geral, o objetivo do projeto é permitir que os alunos compreendam, interpretem, avaliem criticamente e criem formas de comunicação digital. É dada especial atenção à comunicação digital bem-sucedida, conhecimento e competência.

O projeto faz parte de um trabalho determinado e consistente sobre o perfil europeu das escolas participantes. O principal objetivo do projeto será permitir que os alunos acedam, avaliem criticamente e criem formas de comunicação digital (literacia digital). Durante o projeto, os alunos serão sensibilizados com as influências e estratégias complexas da comunicação digital a que são submetidos e que exercem um enorme impacto na sua cultura, interações sociais e bem-estar psicológico. Além disso, ajudaremos os alunos a desconstruir as poderosas e muitas vezes enganosas mensagens da comunicação digital, especialmente em plataformas sociais como Instagram e Facebook. Um dos principais objetivos é permitir que os alunos se tornem consumidores éticos bem informados da comunicação digital e cidadãos ativos que se posicionarão sobre importantes questões globais, como o trabalho justo e a sustentabilidade. Para alcançar o objetivo comum, os alunos desenvolverão competências essenciais, sociais e de comunicação (TIC, língua estrangeira, resolução de problemas, comunicação eficaz, criatividade e pensamento crítico).

Aos professores caberá a tarefa de ajudar os alunos a visualizar várias soluções e transformar ideias em ação, além de os levar a apreciar o valor da educação e aprendizagem ao longo da vida. Portanto, serão promovidas estratégias que melhorarão a colaboração interna, a inclusão de estudantes de todas as origens, aumentando motivação e evitando absentismo e desistência. Considerando a notável importância do tema do projeto e a ampla variedade de oportunidades de aprendizagem interdisciplinar que o mesmo oferece, toda a população estudantil e o corpo docente das quatro escolas parceiras estarão envolvidos de forma significativa e consistente nas várias etapas e atividades do projeto.

Várias centenas de participantes participam ativamente no projeto colaborativo, desde o planeamento inicial, realização até à fase final, onde os resultados serão apresentados às escolas, pais dos alunos e comunidade em geral. Questionários de autoavaliação e pesquisas sobre a motivação, opiniões, envolvimento pessoal e progresso do trabalho dos alunos são realizados em diferentes fases do projeto. Para garantir que todos os prazos das atividades do projeto são cumpridos, será produzido um calendário do projeto que registrará cronologicamente todas as atividades. As quatro atividades de aprendizagem contribuirão para criar um ambiente mais interativo e envolvente e para desenvolver a colaboração e a responsabilidade dos alunos para com o sucesso do projeto. As atividades incentivarão os alunos participantes a introduzir uma abordagem mais personalizada e criativa ao tópico do projeto "literacia digital", aumentar as suas capacidades de resolução de problemas e melhorar a sua confiança. Os efeitos nas escolas parceiras e nos alunos são múltiplos.

Ao nível institucional, o perfil europeu das escolas será aprimorado, a fim de responder aos desafios atuais e futuros da Europa. A capacidade de apreciar outras culturas, praticar a tolerância e a adaptabilidade, bem como ganhar autoconfiança são aspetos cruciais para ter melhores oportunidades de emprego na vida profissional e combater a xenofobia emergente. Para medir o impacto do projeto, serão conduzidos questionários de feedback e pesquisas entre estudantes e alguns membros dos grupos-alvo (professores e famílias dos alunos), que refletem a eficácia a longo prazo, bem como as mudanças e sucessos na vida quotidiana da escola. sistematicamente. Esses indicadores de impacto fornecerão informações importantes e objetivas sobre o progresso do projeto, o nível de motivação e desempenho do aluno e sobre a mudança de perspetivas, atitudes e comportamento. Outros exemplos de indicadores de impacto do projeto serão a consistência e a qualidade das descobertas de pesquisas dos alunos, apresentações e material produzido e enviado; o material visual compartilhado (vídeos, posters, fotos, folhetos, flyers).

 

Instituições Parceiras:

Berufskolleg des Kreises Olpe (Alemanha) - Coordenador
Liceul Matei Basarab Craiova (Roménia)
Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Portugal)
Istituto di Istruzione Superiore Leonardo da Vinci – Fascetti (Itália)

http://www.davincifascetti.it/10581-2/