Escola Formação Destaques Qualifica Erasmus+ Alunos Contactos
marcamos a diferença

Como Fazemos

METODOLOGIA

A EPSM destaca-se pela qualidade da formação técnica e humana que transmite aos seus alunos, dotando-os das necessárias competências profissionais e sociais, apostando no desenvolvimento de um pensamento crítico, através de um trabalho colaborativo, que integra múltiplos saberes, e na capacidade de o comunicar aos outros. Trabalhamos o aluno em todas as suas vertentes e estimulamos a sua vontade de aprender.


LIGAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO

Todos os cursos desenvolvidos pela EPSM contemplam um período de Formação em Contexto de Trabalho que permitirá ao aluno aplicar as suas aprendizagens à realidade, desenvolver e aperfeiçoar competências, bem como consolidar a sua formação, sempre numa perspetiva de melhoramento e de adequação às exigências do mercado de trabalho.

A estreita ligação com o contexto laboral e a aproximação do ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho completam o projeto educativo da escola, que garante o acompanhamento do aluno durante todo o seu percurso escolar.


PRÁTICA SIMULADA

Na EPSM o ensino é sustentado por projetos e experiências. Com espaços e equipamentos criativos destinados à prática simulada de cada um dos cursos, os alunos desenvolvem as suas ideias, exploram a sua criatividade e descobrem de forma autónoma e/ou em equipa. Nos nossos laboratórios os alunos podem criar, experimentar, errar, refazer…podem aprender a fazer, fazendo!


APOIOS

Os cursos profissionais desenvolvidos pela EPSM são maioritariamente financiados pela Comunidade Europeia, através do Fundo Social Europeu, estando previstos os seguintes subsídios como forma de apoiar a escolarização dos jovens:
 - Subsídio para material escolar
 - Subsídio de alimentação
 - Subsídio de transporte
 - Subsídio de alojamento (apenas em situações excecionais e previstas na legislação)
 - Subsídio de profissionalização


PARCERIAS

A implementação e o sucesso do projeto educativo da EPSM assentam, fundamentalmente, nos protocolos e parcerias de colaboração estabelecidos com cerca de um milhar de agentes locais, regionais, nacionais e internacionais. Trata-se de um precioso conjunto de pequenas, médias e grandes empresas da região, do país e de vários países europeus que colaboram com a escola nas mais diversas iniciativas em prol de um ensino de excelência baseado em competências e vocacionado para o mundo do trabalho.


PROJETOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A EPSM procura contribuir para o desenvolvimento de um espírito criativo em todos os seus alunos, incentivando a participação em projetos, concursos e atividades a nível local, nacional ou internacional. Acreditamos que são estas experiências a base para o desenvolvimento das inteligências múltiplas de cada aluno, possibilitando simultaneamente o trabalho de conteúdos atitudinais e procedimentais.

 

ERASMUS+

A EPSM desenvolve projetos internacionais no âmbito do Programa Erasmus+ desde 2007, estabelecendo parcerias com vários países europeus (Espanha, Itália, Dinamarca, Finlândia, Polónia…), que têm permitido uma partilha de práticas inovadoras com vista à melhoria contínua do ensino e formação profissional. Com estes projetos procuramos, continuadamente, contribuir para que os nossos alunos possam melhorar as suas competências, aumentar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural, colaborando decisivamente para o seu futuro profissional.

 

QUALIDADE

Desde 2016 foi implementado na EPSM um Sistema de Garantia da Qualidade, alinhado com o Quadro EQAVET e baseado na norma ISO:9001, sendo um dos primeiros a ser certificado em 2020 com o Selo de Conformidade do Quadro Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional (EQAVET). O sistema implementado assenta num processo de melhoria contínua e veio contribuir para a definição e sistematização de procedimentos escolares e administrativos, permitindo documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta formativa e a qualidade das suas práticas de gestão.