Escola Formação Alunos Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Contactos
Projetos Internacionais

Programa Erasmus+

Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

São pilares fundamentais do programa, para o período de 2021-2027, a inclusão social, a promoção da participação dos jovens na vida democrática e as transições ecológicas e digitais.

A EPSM desenvolve o programa Erasmus + enquadrando-se no setor do Ensino e Formação Profissional, com o principal objetivo de contribuir para a motivação e empenho dos seus alunos, na aquisição de conhecimentos, saberes, competências e/ou aptidões necessários em determinadas profissões ou, de um modo mais geral, no mercado de trabalho. 


São conceitos-chave deste setor:



EMPREGABILIDADE

Facilitar o desenvolvimento pessoal e a empregabilidade, requerendo sólidas parcerias entre o ensino e o meio laboral.



QUALIFICAÇÕES

Apoiar os intervenientes no ensino e aprendizagem profissionais em ações de formação e/ou aperfeiçoamento na aquisição e utilização de conhecimentos, competências e qualificações em contexto de trabalho.



MOBILIDADE

Reforçar o caráter atrativo do ensino e formação profissional na mobilidade de formandos e trabalhadores.



MERCADO DE TRABALHO

Aumentar a adequação da Educação e Formação Profissional (EFP) ao mercado de trabalho.



COMPETÊNCIAS

Aumentar a adequação de competências e reduzir a escassez de mão-de-obra nos setores económicos, através da adaptação dos currículos e dos perfis de qualificações adquiridas e do estabelecimento de parcerias estáveis entre os prestadores de EFP e os agentes económicos.



TRANSPARÊNCIA

Aumentar a transparência e a confiança mútua entre os sistemas de EFP através da racionalização e execução coerente, a nível nacional, das recomendações do “European Credit System for Vocational Education and Training” (ECVET) e do “European Quality Assurance in Vocational Education and Training” (EQAVET).



INCLUSÃO

Apoiar a promoção do ensino e formação profissionais permanentes, de fácil acesso e orientados para a carreira, incluindo para as pessoas menos suscetíveis de participar nestas atividades de aprendizagem.



FORMADORES

Promover o desenvolvimento das capacidades e competências dos docentes e formadores, com especial ênfase na formação no local de ensino, na criação de parcerias entre professores de escolas e formadores em empresas e na formação de formadores nas empresas.