Escola Formação Alunos Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Contactos
Atividades

EPSM lança campanha "Juntos vamos criar o mural do sucesso profissional

Empregador 28 abr 2023
Oferta Atividades

A EPSM acaba de lançar uma campanha junto dos seus alunos sobre as Soft Skills, as competências sociais que são cada vez mais valorizadas pelas entidades empregadoras.  A Campanha "Juntos vamos criar o mural do sucesso profissional” tem como objetivo a criação de uma nuvem de palavras que servirá de inspiração para a criação do mural a instalar na EPSM, onde ficarão patentes as competências sociais imprescindíveis ao sucesso profissional. Pretende-se assim sensibilizar os alunos para a importância destas competências, tão ou mais importantes, do que as competências técnicas.  

As Soft Skills são competências difíceis de definir e, sobretudo, difíceis de avaliar pois traduzem competências pessoais que envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais que decorrem de fatores tão variados e subjetivos como as experiências de vida de cada pessoa, a sua cultura, a sua educação.

A EPSM tem vindo a desenvolver um projeto-piloto sobre esta temática que este ano letivo foi alargado a todas as turmas do 11º ano. Coordenado pelo Serviço de Psicologia e Orientação, pelo Departamento de Empregabilidade e com o apoio de todos os Orientadores Educativos e professores das disciplinas de Integração e Psicologia, o projeto “Ser, Estar, fazer” consistiu na dinamização de diversas atividades que tiveram como objetivo a promoção e aquisição de um conjunto de soft-skills selecionadas de acordo com as necessidades identificadas no perfil de cada turma. As soft skills trabalhadas foram a flexibilidade e adaptabilidade, a resiliência, a gestão do tempo, o trabalho em equipa e colaboração, a empatia, a ética, a comunicação e a gestão do stress.