Laço Azul na EPSM
Empregador | 30 abr 2025 | |
Oferta | Notícias |
A EPSM associou-se hoje, mais uma vez, ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância — uma campanha promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Como tem sido habitual, a comunidade escolar da EPSM reuniu-se no pátio da escola para formar um enorme laço azul, com o objetivo de sensibilizar para a importância desta causa.
O Laço Azul é um símbolo internacional de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância, cuja origem remonta a 1989, nos Estados Unidos. Nesse ano, Bonnie Finney, uma avó norte-americana, amarrou uma fita azul na antena do seu carro em homenagem ao neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto, quis “fazer com que as pessoas se questionassem” sobre a violência contra as crianças. A cor azul foi escolhida por simbolizar as nódoas negras das lesões, funcionando como um alerta constante para a necessidade de proteger as crianças.
A repercussão desta iniciativa foi tão significativa que abril passou a ser reconhecido como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Atualmente, muitos países utilizam fitas e laços azuis durante este mês para homenagear as vítimas de abuso infantil e para apoiar esforços de prevenção.
Em Portugal, a campanha é promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que organizam diversas atividades de sensibilização por todo o país. O slogan da campanha é “Serei o que me deres… que seja amor”.
