escola Oferta Formativa Destaques SGQ/EQAVET Qualifica Erasmus+ Projetos Alunos
Atividades

Sustentabilidade do Produto Local” em foco na EPSM

Empregador 25 mar 2022
Oferta Atividades

Sustentabilidade do Produto Local” em foco na EPSM

 

A EPSM dedicou toda a semana aos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, tendo como principal foco a temática da “Sustentabilidade do Produto local”.

Os produtos endógenos da região, como o arroz, o tomate e os vinhos, produtos característicos da lezíria ribatejana foram a base de inspiração para vários showcookings, workshops e masterclasses que decorreram ao longo de toda a semana.

Nesta iniciativa, a EPSM contou com o apoio de diversas empresas da região, como a Sugal, detentora da marca Guloso, da Orivárzea (arroz Bom Sucesso), Quinta do Casal Branco, cerveja Gloriana (cerveja artesanal produzida na Glória do Ribatejo), Nordmann Chocolates e da Ivo Cutelaria.

Ao longo da semana, vários profissionais do setor, entre eles alguns antigos alunos da EPSM, dos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar,  proporcionaram diversos momentos de aprendizagem e alguns conselhos para quem pretende vir a ser um profissional de sucesso nestas áreas.

Bruno Póvoas, que foi Chefe-executivo no restaurante Hemingway, em Cascais, e é hoje responsável pelo “Páteo do Leitões”, realizou o primeiro showcooking da semana. Miguel Ribeiro, do Restaurante JNcQUOI, organizou uma Prova de Vinhos destinado aos alunos de Restaurante/Bar. Fábio Cardoso e o sommelier João Baião, antigos alunos da EPSM, dinamizaram um Showcooking inspirado no tema " Petiscos e Cerveja". Fábio Cardoso é, atualmente, Chefe de cozinha no Restaurante D´Wine Gulla (Samora Correia), depois de ter trabalhado vários anos no restaurante 100Maneiras, restaurante com uma estrela Michelin do conhecido Chef Ljubomir Stanisic. João Baião é o sommelier do Restaurante Sala de Corte (Lisboa), após uma passagem pela Quinta do Ventozelo (Douro).

Também Filipe Ribeiro, antigo aluno da EPSM e criador da cerveja artesanal Gloriana, realizou uma aula prática onde ensinou aos alunos como se fabrica uma cerveja artesanal.

Diogo Lopes, bartender, protagonizou uma masterclass de bar onde revelou alguns dos truques e segredos para um cocktail perfeito. Diogo Lopes terminou o curso de Restaurante/Bar na EPSM em 2015, vencendo nesse ano o concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria Jovem Barman Schweppes.  O seu percurso profissional começou com um estágio curricular também no restaurante 100 Maneiras, do Chef Ljubomir Stanisic e, posteriormente, no Largo Restaurante. Após uma passagem pelo restaurante Santo Gula, seguiu-se o 7imeiowinebar, em Olhão, e, por fim, o RedFrog, um dos melhores bares do mundo, situado em Lisboa, onde foi chefe de bar. Atualmente, Diogo Lopes aposta num projeto em nome pessoal, o bar NEXO ½ Bar, em Lisboa, a abrir nos próximos dias.

A semana dedicada aos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar terminou com um almoço vínico “Tributo à Lezíria de Vale do Tejo”, harmonizado com os vinhos da Quinta do Casal Branco.