Cultura e Património em Comunicação – Utilizando o Património Cultural no desenvolvimento da competência de comunicação e Interculturalidade na Aprendizagem da Língua Estrangeira.
De acordo com a Recomendação da UE, a comunicação em línguas estrangeiras partilha amplamente das mesmas competências de comunicação na língua materna: baseia-se na capacidade de compreender, expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opiniões, tanto na forma oral quanto na escrita. Ouvir, falar, ler e escrever numa variedade de contextos societais e culturais (em educação e formação, trabalho, casa e lazer) de acordo com os desejos ou necessidades da pessoa. A comunicação em línguas estrangeiras também exige competências como a mediação e compreensão intercultural. Isto, juntamente com a ideia de combinar métodos e cultura, é a base para os principais objetivos do projeto, que são:
- melhorar as competências de ensino de línguas dos educadores/professores de adultos;
- fortalecer as competências gerais de metodologia de ensino;
- reforçar as competências de mediação em conflitos causados por diferenças culturais;
- desenvolver uma consciência da cultura e seu impacto no comportamento, especialmente na comunicação;
- melhorar as competências dos professores para trabalhar com grupos culturalmente diversos;
- obter ideias práticas sobre como aplicar diferentes estratégias de comunicação em diferentes contextos transculturais;
- definir e identificar elementos-chave da comunicação e cultura interpessoal;
- comparar e contrastar valores, crenças, perceções e estilos de comunicação das culturas;
- usar o conhecimento adquirido para desenvolver ainda mais a sensibilidade cultural;
- melhorar as competências comunicativas dos alunos, a fluência e a confiança no uso da língua;
- desenvolver pensamento crítico, reflexividade e autoavaliação;
- identificar diferentes estilos de aprendizagem e estratégias de alunos adultos e aplicar métodos e técnicas apropriados ao ensino de adultos;
- melhorar a competitividade dos formandos no mercado de trabalho e outros campos.
Instituições parceiras:
Ustanova za obrazovanje odraslih Dante (Croatia)
European Regional Framework For Co-Operation (Greece)
International Language School (Italy)
Valodu Mape Sia (Latvia)
Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Portugal)
Escuela Oficial De Idiomas Rio Vero (Spain)
Para leitura, partilha e acompanhamento do projeto pode consultar os seguintes links:
https://chic-learning.online/
https://www.facebook.com/chiclearningonline/